sábado, 8 de agosto de 2009

Viagem a Cuba - Varadero 2009


Partimos de Lisboa no dia 24 de Julho no voo OBS305. O avião era igual ao da Air France que caiu no Atlântico no passado 31 de maio. Nada de especial, até sabermos que a Orbest tem um só avião o A330. De qualquer forma correu tudo lindamente apenas beliscado pela insaciável vontade de nos tentarem vender coisas a bordo. Vendiam auscultadores (o ano passado viajei para Samaná com a Sata e isso era oferecido). Valeram os do meu MP3 para ouvir o som dos filmes. Só depois passaram a servir o almoço. Imediatamente antes do lanche voltaram a tentar vender coisas ao pessoal. Passaram com umas latas de Coca cola, umas Pringles e mais alguns snacks. Não avisaram que haveria lanche e algumas pessoas compraram. Só depois serviram um lanche antes de chegarmos. Na viagem de regresso a história repetiu-se. Convém acrescentar o facto de que a tripulação era maioritariamente masculina (coisa que nunca me tinha acontecido) pelo que o público feminino deve agradecer, creio eu....

Chegada ao Aeroporto de Varadero lá estava o pessoal de terra cheio de máscaras e luvas com medo da gripe A. Depois passámos no controlo, fomos buscar as malas e rumámos ao hotel Melia Las Antillas, num óptimo autocarro.

O Hotel é um 4* superior e digo-vos que a nível de comida e restaurantes disponíveis foi do melhor em que já estive, nada fica a dever a um 5*. Tínhamos o buffet e mais 3 restaurantes a la carte. Um de Marisco, um gourmet e um Italiano abertos todos os dias e não havia limite de marcações por quarto.
O chato é que para conseguirmos lugar num deles tínhamos de ir para a fila antes das 9 da manhã. depois às 9 lá aparecia um tipo muito calmo e devagar, devagarinho lá fazia as reservas. Se quisessem ir todos os dias a um dos restaurantes bastava irem para a fila antes das 9.

-Aspecto da fila num dos dias-

O que se notou foi que no serviço em geral às vezes havia algumas lacunasitas, mas nada de importante. A praia do hotel é na melhor zona de Varadero e isso podem confirmar por vocês próprios nas fotografias. Água azul turquesa límpida e quentinha. Mais quente que na República Dominicana. Pelo menos foi a opinião unânime do grupo de amigos com que viajámos. A água é mais quente que as piscinas de água quente cá em Portugal.



Como chegámos na 6ª feira à noite o sábado e Domingo foram passados no Hotel. Também não havia grande escolha, porque no domingo dia 26 era o dia revolução e andavam todos em festa. Só fizemos excursões na 2ª e 3ª feira. Na 5ª estavamos para ir a HAVANA, já tínhamos carro alugado por 115 CUC (Hyundai atos 1.1 a gasolina), sendo que oferecem meio depósito de combustível para não termos de ser nós a abastecer, mas houve pessoal do nosso grupo que ficou doente e lá se foi a visita a capital. Fica para a próxima.
Para alugar carro em Cuba é muito simples e a maioria dos hoteis tem lá um gabinete para o fazer. Se viajarem para lá fora dos meses de Julho ou Agosto o preço de aluguer diário fica-vos praticamente por metade do preço. Não tenham problemas em conduzir em cuba, pelo menos para fazer a viagem Varadero-Havana-Varadero, porque há uma auto-estrada com Portagens. 2 CUC para cada lado.
Vamos então à descrição das excursões.
Infelizmente, em Cuba, não funciona como na República e não se consegue muito facilmente fazer a excursão a cayo blanco ou o jeep safari de uma forma paralela. Por isso sobrou-nos a opção operador turístico, o que encareceu as mesmas. Cada uma ficou por cerca de 60-65€ a cabeça. Podem pagar em euros ao vosso representante no hotel que ele faz o câmbio, mas se quiserem pagar com cartão de crédito estas viagens acresce uma taxa de 11% para o estado e não pode ser nenhum cartão de origem Americana. Também podem pagar em CUC's se cambiarem entretanto dinheiro nalgum outro local. Havia mais algumas excursões. Por exemplo para ir a Cayo largo ficava a 135CUC+35CUC de imposto aéreo (a viagem tinha de ser de avião). Havia também duas excursões a Havana: o itinerário de uma consistia em visitar Havana colonial, com almoço incluído e regressar ao fim do dia e ficava mais ao menos ao mesmo preço, os tais 60-65€, a outra incluía adicionalmente um jantar em Havana com direito a assistir a um espectáculo. Creio que esta não vale muito a pena e isso mesmo foi-nos referido pelo representante do operador. Pois temos tudo incluído no Hotel e também temos espectáculos Cubanos para ver.

A excursão do Cayo Blanco, não incluía desta vez nadar com Golfinhos em alto mar, pois, segundo o Armando, nosso representante, eles estavam com o cio e portanto não era aconselhável porque algum poderia querer acasalar com algum turista. Partimos num catamaran de Varadero rumo a Cayo Largo onde se almoçou algum marisco, pouco, (4 ou 5 camarões para cada um e um pedacito de Lagosta). como era muita gente, cerca de 5 ou 6 catamarans cada um com 40 a 50 pessoas, mesmo que quiséssemos repetir, quando lá chegávamos já não havia nada. Eu já não consegui comer sobremesa. Também não perdi nada porque era fruta em calda. Isso também há cá. Antes de chegarmos à ilha parámos por um bocado para mergulhar e ver uns peixes. Não se via grande coisa e os que se viam eram um bocado a puxar para o feiote. Eles davam-nos os tubos de respiração e emprestavam as máscaras, as barbatanas e os coletes. Uma coisa com que ficámos descontes foi o facto de nos ter sido dito que se ia comer marisco em alto mar. De facto existe lagosta a bordo cozida em água do mar, mas para a comerem acresce-vos, no momento, 10 CUC. A excursão vale a pena pelas águas que rodeiam a ilha e as suas areias. Aquilo é mesmo branco e o contacto com a Natureza é inesquecível. No regresso a Varadero há alguma animação a bordo protagonizada pelo animador.
Depois seguimos até ao delfinário onde assistimos a um espectáculo com Golfinhos, sensivelmente de 20 min. Às vezes é possível dar beijinhos ao Golfinho por 5 CUC cada pessoa.

Na 3ª feira lá fizemos o jeep safari e esta foi de longe uma excursão mais interessante e diferente que a do Cayo Blanco.
A saída é de Varadero num Suzuki Jimny todo partido. O nosso não tinha 1ª e tinhamos de arrancar em 2ª. Sim, somos nós que conduzimos. Anda-se uma boa hora e depois muda-se para as lanchas, igualmente conduzidas pela nossa capacidade de improviso. Rio acima lá vamos nós até ao almoço. Almoça-se ao lado do rio num sítio lindíssimo. Aí têm a possibilidade de tirar fotografias com crocodilos ao vosso colo e cobras, andar de cavalo ou de touro. Pegamos noutros jeep's, que entretanto tinham vindo com outro grupo que fez o circuito inverso e lá vamos nós rumo ao cenote (rio subterrâneo) para um mergulhito numa água fria, mas límpida. De seguida regressa-se ao ponto de partida.

Dinheiro:
Não levem dólares, levem euros e se necessitarem de comprar uns recuerdos cambiem no hotel ou num outro local. Algumas lojas ou nas excursões eles fazem logo o câmbio e podem pagar em euros. O câmbio não varia muito de local para local. mais cêntimo menos cêntimo. Pagar com cartão é caro porque eles aplicam uma taxa a adicionar à taxa do vosso banco pela sua utilização.
Em termos de comprar lembranças este foi o sítio mais barato em que já estivemos. Pouca coisa passa os 10 CUC e há muitas abaixo dos 5. ao contrário de cabo Verde onde não se comprava nada abaixo dos 10 euros.
Os charutos são caros e não se aconselha a comprar na candonga.

Segurança:
Não consta que existam problemas, mas eu também não fui à capital.

Cultura:
Diz-se de Cuba que o país é pobre. Eu não fiquei com uma ideia tão abrangente. Há pobre sim senhora, mas não ao nível que pensamos por cá. Provavelmente trabalhar com e para turistas deve ser uma das melhores profissões que se pode ter por aquelas bandas, pois a maioria tinha grandes e anéis e relógios, que eu não sei precisar se eram de ouro ou não, mas que eram dourados eram.
Quanto a levar coisas para dar às criancinhas. Há quem leve, há quem seja contra e há quem se esqueça. Um conselho. Levem e se vos abordarem para tal dêem, não se ponham a atirar com lápis e caramelos como vimos uns tipos num jeep à nossa frente a fazer. Afinal são pessoas como nós e há muitos que se sentem ofendidos por lhes darem coisas pensando que eles precisam. Ponham-se no lugar deles. Ou então pensem no que fariam se vos batessem à porta com um saco de coisas para vos dar pensando que não tinham que comer...
Os tipos das excursões são uns grandes pedinchões. Estão sempre a pedir gorjetas e nos autocarros já existem folhass A4 coladas nos vidros a dizer que se apreciam muito as gorjetas. E eles têm a tradução para todas as línguas, mesmo em Português arranhado eles lá conseguiam dizer gorjetas.
Curiosidades:
Existem várias cores de matrículas. As azuis são dos carros do estado, as amarelas dos habitantes locais e as vermelhas dos carros alugados, leia-se, turistas. Havia também umas verdes que eu não percebi para que veículos eram. Nas portagens cada um tem a sua via e não há confusões..




GIF Dynpack 468x60

Sem comentários:

Enviar um comentário

GIF FLIGHT OFFER 468x60